Aprenda cinco receitas para fazer uma ceia vegana

2021-12-15 02:51:09 By : Ms. leah wang

Uma das principais características das comemorações de fim de ano é a mesa farta. No entanto, para veganos e outras pessoas com restrições alimentares, o menu pode se tornar um grande desafio.

Os pratos tradicionais das ceias de Natal e Reveillon, na maioria das vezes, são feitos de carne ou têm produtos de origem animal na receita. Em alguns casos, é possível substituir ingredientes por vegetais, sem prejudicar o prato original. Em outros, é preciso inovar.

A nutricionista Carolina Gimenez sugere criatividade na hora de procurar um prato principal que contenha uma boa quantidade de proteínas. “Podemos pensar em lentilhas assadas, bolinhos de grão de bico ou uma abóbora recheada com palmito e cogumelos, por exemplo”, diz.

Quanto aos acompanhamentos, é possível criar versões de pratos tradicionais. A farofa, que costuma incluir bacon e ovo, pode ser substituída por uma opção com banana, por exemplo.

Especialista em nutrição vegetariana e vegana, Carolina ressalta que é importante não deixar de lado a carga afetiva que a reunião de família acarreta. “Acho mais interessante pensar em adaptar os pratos às versões veganas, guardando as memórias afetivas desse ritual”, afirma.

A nutricionista Manoella Campello concorda que, para quem é emocionalmente apegado aos pratos tradicionais, o ideal é adaptar o cardápio. Mas ele acrescenta que também é possível criar novas memórias a partir de outras receitas.

“Uma das portas que o veganismo abre é a infinidade de possibilidades oferecidas pelas opções de vegetais. Por isso é bom experimentar coisas diferentes e criar novas receitas que, quem sabe, serão uma tradição no futuro ”, defende.

Se você está em dúvida sobre o que fazer para o jantar de Réveillon, veja algumas receitas para preparar uma ceia vegana completa.

Ingredientes: 3 xícaras de caldo de vegetais 1 pitada de azeite ½ talo de alho-poró picado 1 xícara de arroz integral ou multigrãos ½ xícara de vinho branco 2 xícaras de água Sal a gosto ½ xícara (chá) de damasco picado ½ xícara de fatias torradas amêndoas

Modo de preparo: refogue o alho-poró com azeite. Adicione o arroz e o vinho. Espere evaporar e adicione o caldo de legumes. Ajuste o sal e espere o arroz começar a secar. Quando estiver seco, desligue o fogo e acrescente os damascos picados.

Em uma frigideira, em fogo baixo, torrar as lâminas de amêndoa, mexendo sempre com um fio de azeite. Na hora de servir, use as amêndoas para decorar.

Ingredientes: 3 bananas maduras picadas 2 cebolas picadas em tiras 2 xícaras de farinha de mandioca em flocos grandes 50 ml de óleo ou 2 colheres de sopa de manteiga de coco Cebolinha / salsa a gosto

Modo de preparo: refogue a cebola no óleo ou na manteiga de coco até ficar bem transparente e solta. Adicione as bananas picadas e mexa levemente para que dourem juntas. Adicione a farinha e mexa com o fogo já apagado. Para finalizar, polvilhe a cebolinha a gosto.

Ingredientes 1 xícara de cenoura ralada 1/2 xícara de maçã verde picada 1/2 xícara de milho enlatado 1/2 xícara de aipo picado 1/2 xícara de chá de azeitonas picadas 1 xícara de cubos de batata cozida 1 xícara de ervilhas 1/2 xícara de passas 1 xícara de tofu defumado ralado 1/2 xícara de maionese vegana 1 colher de sopa (sopa) de suco de mostarda de meio limão 1/2 xícara de salsa e cebolinha, sal e pimenta picados, moída a gosto Batatas de palha (opcional)

Modo de preparo: lave e pique os ingredientes conforme descrito. Cozinhe os cubos de batata em água quente até ficarem macios. Para preparar o aipo, retire a casca com uma faca e pique bem.

Em uma tigela grande, coloque a cenoura ralada, maçã verde picada, milho, aipo, azeitonas picadas, cubinhos de batata cozida, ervilhas, passas e, se desejar, adicione o tofu defumado ralado. Adicione a maionese vegana de sua escolha, mostarda, suco de limão, salsa e cebolinha e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos duas horas antes de servir.

Ingredientes 200ml de água 1/4 xícara de água gelada; 1 colher de sobremesa de amido de milho; 3 colheres de sopa de azeite de oliva 50 g de azeitonas picadas 1 cebola picada 1 cenoura picada em cubos Cúrcuma a gosto 40 g de farinha de arroz 1 colher de sopa de manteiga de coco 300 g de grão de bico cozido 150 g de palmito fresco picado 1 xícara de picado vagens de orégano e sal a gosto

Modo de Preparo: para o recheio refogue a cebola com o azeite em uma panela média. Adicione o palmito, o feijão verde e a cenoura e cozinhe com um pouco de água até ficar “al dente”. Dilua o amido de milho com um copo de água e adicione aos vegetais, mexendo em fogo médio até ficar bem claro e espesso. Adicione as azeitonas, misture e desligue o fogo. Deixe o recheio esfriar enquanto faz a massa.

Para preparar a massa, no processador de alimentos, coloque o grão-de-bico cozido, a manteiga de coco, o sal e a cúrcuma e processe. Adicione a água e a farinha, aos poucos, e bata novamente até obter uma massa bem arredondada. Forre cinco potes de porcelana (ou uma assadeira de vidro manchada de óleo) com a massa, preencha e cubra com mais massa. Asse por 30 minutos a 180 graus.

Ingredientes: 2 xícaras de leite vegetal 1 colher de chá de essência de baunilha 2 pães de estilo francês (ou seu pão vegano favorito) 1/4 xícara de açúcar demerara 1/2 colher de chá de canela em pó 3 colheres de sopa de água 2 colheres de sopa de óleo vegetal e farinha de trigo para empanar Açúcar e canela a gosto para polvilhar

Modo de preparo: em uma tigela, coloque o leite vegetal e a essência de baunilha, misture e reserve. Corte os dois pães franceses em fatias de cerca de 2 centímetros e mergulhe levemente em leite vegetal, escorrendo bem para se livrar do excesso de líquido. Não molhe muito as fatias, pois podem “derreter” ao fritar. Coloque a farinha de trigo em um prato e passe em um pão as fatias umedecidas, batendo para tirar o excesso.

Em uma frigideira grande antiaderente, adicione açúcar, canela, água e óleo vegetal, misture e leve para ferver. É importante manter o calor baixo. Assim que começar a borbulhar, acrescente as fatias de pão e deixe fritar na calda por cerca de dois minutos. Vire-os para dourar do outro lado também. Certifique-se de que ambos os lados estão dourados e desligue. Para finalizar polvilhe com açúcar e canela, ou apenas canela, a gosto.

Secretário da Saúde esteve em plenário nesta terça-feira, último dia de votação do ano, e acompanhou a homologação dos créditos extras

União de partidos em federações será uma alternativa para siglas que não cumpram a cláusula de performance

Após decisão do STF, lista de ofícios de petições e indicações de beneficiários das emendas à RP-9 está disponível no portal da Câmara.

Condenados se apresentaram em delegacias depois que o ministro Luiz Fux derrubou, no STF, habeas corbus que lhes permitia apelar em liberdade

Com a decisão, os estados devem seguir o horário de Brasília, e não o horário local. A votação acontecerá das 8h às 17h em todo o país